seg., 01 de out. | Espaço Dália

Palestra : Envelhecimento e as Relações Sociais gerando Saúde

Com a psicologa Roselita Gesser
A inscrição está fechada
Palestra : Envelhecimento e as Relações Sociais gerando Saúde

Horário e local

01 de out. de 2018 15:00
Espaço Dália, Avenida Praia de Itapuã, quadra 3 - lote 3 - Vilas do Atlântico, Lauro de Freitas - BA, 42700-000, Brasil

Sobre o evento

"O risco de vulnerabilidade e isolamento social associado aos idosos, levou a Organização Mundial de Saúde a reconhecer as relações sociais e as redes de apoio social e o suporte social, como um importante fator na prevenção do isolamento social e como uma medida necessária para a promoção da saúde e do envelhecimento ativo (WHO, 2002).

Com o passar do tempo à rede social da pessoa idosa tende a diminuir por menor exposição ao mundo, como por exemplo: perdas, afastamento de pessoas por mudanças, diminuição da capacidade funcional, diminuição da capacidade cerebral por doenças degenerativas, falta de locais que promovam a estimulação ao convívio social da população desta faixa etária, dentre outros. A diminuição e a falta do convívio social podem conduzir o idoso, lenta ou rapidamente a depender da situação, a estados de depressão e isolamento social que podem potencializar o declínio funcional ou cerebral.

Objetivo da conversa é levar informação sobre a importância da rede de relações sociais para a qualidade de vida da pessoa idosa, promover a reflexão com o grupo sobre o tema e provocar o pensamento sobre possibilidades de espaços que possam estimular as relações sociais acolhendo a população idosa."

Roselita Gesser - Graduada em Psicologia com especialidade em atendimento clínico e na abordagem Psicodramática. Atualmente em fase de conclusão de Pós-graduação em Psicogerontologia. Idealizadora do programa AtivaMente Oficinanaria. Desde 2015 atuando com a população idosa especialmente em grupos e com estudos voltados para esta faixa etária, primeiramente com atividades desenvolvidas no SESC Regional de Santa Catarina, depois na Fundação ITACOLOMI no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos – SCFVI equipamento referenciado ao CRAS Florianópolis / SC.

Compartilhe este evento